De 2006 a 2046 : um trem parte em busca do amor
Aparecida Torneros
O filme é expressivo. Exprime alma e corpo, ao passo que o trem 2046 corre em busca do amor que se perdeu nas mil lembranças. Li a crônica do Jabor ( colada aí embaixo) e me interessei por assistir a arte chinesa, em forma de imagens entremeadas com a canção ocidental.
Melosa, cada mulher do enredo, tem a sedução do oriente misterioso não só no olhar, nos gestos e nas palavras anasaladas mas cada uma delas traz em si, a busca do amor universal, humano, protótipo de abandonos, desencontros, no limiar do proibido e do prazeroso, do sadio que precisa da loucura para ser completo.
O trem parte e o personagem do livro é o único a voltar de 2046, ele ainda quer reaver seu amor, o amor que permanece vivo na memória de todo aquele amante que fixou momentos cuja mortalidade não se deu no espaço e no tempo. Um registro qualquer iludiu as retinas e o cérebro , quando se guardou o gosto de um beijo ou o calor de um abraço, terá sido no futuro que se plsamou a necessidade da perpetuação da espécie. E daí, de lá do tempo que virá, antecipou-se a saudade de todos os amores do mundo.
A língua e a cultura japonesas aparecem na história, trazendo a rivalidade do passado entre hineses e japoneses, aqueles povos que fascinam por suas histórias, que detêm a ancestralidade milenar do amor impossível.
Sim, de tão impossível, sua busca atravessa e atravessará todos os séculos de existência da humanidade.
Como se estivesse viajando num trem bala, expresso que parte em direção ao amor, o homem-personagem superdimensiona sua animalidade, relaciona-se com mulheres andróides , desprovidas de sentimentos, tenta passar-lhes um segredo, dilui-se como um metal derretido na intangibilidade do amor.
O buraco por onde deve entrar o mistério soprado de seu segredo, na árvore que se põe no alto da montanha irreal, nada mais é, que o lugar do seu pensamento limitado, da sua impontência constatada, diante da razão que jamais explicará a emoção com a clareza isenta de barbitúricos, neurolépticos ou drogas mais pesadas.
Em 2046, no quarto de hotel simboliza o lugar de passagem de todos nós pelo amor. O amor passeia de trem, dorme em manhã de cansaço, se embebeda de ilusão no álcool, escamoteia sua vulnerabilidade no dia a dia cultural, disfarça-se de casamento e vida a dois.
Também, esbanja vitalidade nas camas de hotéis, recupera-se da má fama entre perdões e galanteios, provoca assassinatos ao perder o próprio rumo, acalma paixões com pagamentos prostitutos, e ainda, para projeção que volta no tempo, desabrocha nas telas de cinema, em 2006.
O amor se traveste de paixões sucessivas, quando se percebe passível de eternidade, trocando de corpos e de almas, numa ressurreição inconstante.
Depois de ler a crônica do colunista do Globo e de assistir ao filme, saibamos todos que no expresso 2046 da Central do Amor Eterno, só há lugar para os que se dispõem a viajar sem destino certo, em busca da própria história de amor.
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O amor é uma droga pesada
Arnaldo Jabor
Overdadeiro amor é impossível, logo só o amor impossível é o verdadeiro amor. Saí do cinema onde fui ver “2046”, do chinês Wong Kar Wai, pensando nisso. Saí do cinema como de um sonho barroco, manchado, molhado por uma grande massa de cores e sons, de rostos, gestos, mãos, gemidos, dores e gozos. Saí como um drogado, viajando ainda num LSD, uma mescalina da pesada, saí de um milagre alucinado. Vi uma coisa rara: um filme que é o que ele conta. Explico: 2046 seria, no filme, o ano futuro onde tudo seria imutável, lembrado. E agora, quando escrevo, vejo que o tal lugar em 2046 é a própria obra. Entramos neste filme como numa utopia, um lugar úmido, denso, esfumado, chuvoso, cambiante, onde estaríamos no lugar, na terra da paixão. Kar Wai é um grande artista que faz uma súmula de influências do melhor cinema ocidental e realiza um filme híbrido como Hong Kong, oriental para o ocidente, diferente do que esperamos de um filme chinês. E por ele, como pelo primeiro Zhang Ymou, vemos que a cultura erótica chinesa atravessou cinco mil anos incólume, mesmo depois das revoluções maoístas e da China recente dos escravos globalizados. Muito mais sofisticado que europeus e americanos.
É um filme fragmentário sobre o fragmentário das emoções de hoje. Ali estão pedaços de “Blade Runner”, ecos dos Krells do “Planeta proibido” (lembram, cinéfilos?), ali está Jupiter de “2001”, ali estão emblemas e ícones dos filmes noir da Warner, ali está Godard na descontinuidade narrativa, ali estão confusos cacos de Ocidente e Oriente, uma Hong Kong da alma, músicas tropicais, Nat King Cole e ópera, “Siboney” e a “Norma” de Bellini. Que banho... que cineasta admirável!
Em “2046”, tema e matéria se misturam numa massa indissolúvel.
Tudo neste filme é uma exposição da “parcialidade” do erotismo contemporâneo. (Exemplo brasileiro: a bunda substituindo a mulher inteira) A primeira vista parece uma louvação da perversão, do fetichismo, do erotismo das “partes”, do “amor em pedaçõs”. No entanto, Kar Wai está além do fetichismo, além da perversão. Ele retrata (sem teses, claro) a imagerie do erotismo contemporâneo que “esquarteja” o corpo humano. Vejam as artes gráficas, fotos de revistas de arte, como “Photo” (ou em Tarantino), onde tudo é (reparem) decepado, dividido, pés, sapatos, escarpins negros, unhas pintadas, bocas vermelhas, paus, seios, corpos imitando coisas, tudo solto como num abstrato painel. Tudo evoca a impossibilidade saudosa de um “objeto total”, da pessoa inteira..
Uma das marcas do século XXI é o fim da crença na plenitude, na inteireza, seja no sexo, no amor ou na política.
Aí, chega o Kar Wai e, poeticamente, intui esse novo mundo afetivo e sexual.
Kar Wai não sofre por um tempo sem amor, como nos filmes que “acabam mal”, sem happy end . “2046” não lamenta a impossibilidade do amor. Não, ele a celebra. Para Kar Wai (e para muitos de nós), só o parcial é gozoso. Só o parcial nos excita, como a saudade de uma plenitude que não chega nunca. Kar Wai assume essa parcialidade, a incompletude como única possibilidade humana. E acha isso bom. E, num filme romântico, nostálgico e dolente, goza com isso. Nada mais delicioso que o amor impossível. E, como canta o samba, “quem quiser conhecer a plenitude, vai ter de sofrer, vai ter de chorar...”. Ou, “O amor é uma droga pesada”, título de livro de Maria Rita Khel.
Kar Wai nos apresenta a droga pesada do século XXI: a paixão.
Ele é o quê? Um romântico-punk, um pierrô pos-utópico? É por aí... um chinês neurótico dando aula para ocidentais.
O amor em Kar Wai, para ser eterno, tem de ficar eternamente irrealizado. A droga não pode parar de fazer efeito e, para isso, a prise não pode passar. Aí, a dor vem como prazer; a saudade, como misticismo; a parte, como o todo; o instante, como eterno. E, atenção, não falo de masoquismo: falo de um espirito do tempo.
Hoje em dia, não há mais uma explícita, uma clara noção do que seria felicidade, como antigamente. O que é ser feliz? Onde está a felicidade no amor e sexo? No casamento? Em 2046, o ano mítico do filme?
Kar Wai não lamenta o fim da felicidade, mas o saúda. Como diz a musica do Vinicius, “é melhor viver do que ser feliz...”, coisa que muito careta não entende.
Este filme mostra que hoje, sem sabermos com clareza, achamos que é bom ansiar por um gozo desconhecido, é bom sofrer numa metafisica passional, é bom a saudade, a perda, tudo, menos a insuportável felicidade. Assim, o amor vira uma maravilhosa aventura de utopia, uma experiência religiosa, como a fé, que resiste a todos os massacres e terremotos e guerras. Em vez da felicidade, o gozo, o gozo rápido do sexo ou o longo sofrimento gozoso do amor. Como no filme, não há mais felicidade, só as fortes emoções, a deliciosa dor, as lágrimas, hotéis desertos, luzes mortiças, a chuva, o nada.
Como esse filme aponta, o amor hoje é um cultivo da “intensidade” contra a “eternidade”. Toda a cultura do cinema tende para a idéia de redenção, esperança, mas “2046” não lamenta o fim do happy end . Não. É bom que acabe esta mentira do idealismo romântico americano, para animar o otimismo familiar e produtivo, pois na verdade tudo acaba mal na vida. Não se chega a lugar nenhum porque não há aonde chegar.
Tudo bem buscarmos paz e sossego, tudo bem nos contentarmos com o calmo amor, com um “agapê”, uma doce amizade dolorida e nostálgica do tesão, tudo bem... Mas a chama da droga pesada amor só vem com o impalpável. E isso é bom. Temos que acabar com a idéia de felicidade fácil. Enquanto sonharmos com a plenitude, seremos infelizes. Só o amor impossível nos põe em contato com um arco-íris de sentimentos desconhecidos. A felicidade não é sair do mundo, como privilegiados seres, como estrelas de cinema, mas é entrar em contato com a trágica substância de tudo, com o não-sentido, das galáxias até o orgasmo.
E tem mais... este artigo não é pessimista. Temos de ser felizes sem esperanças.
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