Maracanã

Maracanã

sábado, 24 de janeiro de 2009

O ritual das ciganas espanholas...


Este encontro ocorreu no dia 15 de dezembro, durante a festa dos 30 anos do meu filho Leandro
O ritual das ciganas espanholas...
Fez-se a roda. Elas ali chegaram na pele das mulheres descendentes de uma jovem que emigrara para o Brasil em 1910. Seu nome é Carmen Torneros. Ela paira no éter, sobre as cabeças de filhas,filhos, noras, genros, netos, netas, bisnetos e bisnetas.
A festa era um encontro de muitos espíritos encarnados e desencarnados. Vieram todos. Uma aura de ancestralidade se misturava ao conforto do reencontro. Alguém se predispôs a dançar em conjunto. As roupas foram dispostas em cabides de pé. Xales coloridos, flores para os cabelos, brincos reluzentes e chamativos, saias longas, batom vermelho passando de boca em boca. Veio a música. Elas foram tomadas de certa flutuação eufórica. As mais meninas descobriram passos especiais e em volteios animados, aplaudidas, dirigiam-se ao centro da cabala improvisada. As vozes cantarolavam na língua nativa, e da Espanha vinha a brisa longínqua de tardes seculares. O fogo era sentido no meio do grupo, elas rodopiavam como fadas possuídas de um clamor milenar. Os leques abanavam ao calor dos sorrisos, algumas delas gargalhavam, outras se concentravam em gestos antigos, e as mãos se elevavam aos céus, os braços navegavam pelos ares do enlevo e o amor as unia de repente num canto único. O ritual estava se completando. Todas deixavam vir à tona, através dos corpos e almas, seu destino para a comemoração do grande dia. Afinal, estavam todas ali, em comunhão de paz e felicidade. Espanholitas jovens e senhoras, meninas e moças, sábias e inocentes, ansiosas pelo viver comum do momento glorioso. Cumpriram o ritual, com suor e lágrimas de emoção. Abraçaram-se. Assim foi porque assim estava escrito.

3 comentários:

Bruh disse...

Adoreei essa postagem....
Amo o povo cigano...
Amo o ritual cigano...
Tenho uma cigana espanhola maravilhosa, então sei bem o sentimento que você teve com esse ritual!

Anônimo disse...

Nossa! gostei muito de conhece-la, sua simpatia me contagiou, quando vi seu blog tive um sentimento de que já te conhecia, parabéns por seu blog e pelo seu aniversário,(antecipado)que Deus te ilumine!. Faço aniversário no dia 04/09, sua família é linda, sucesso sempre. Feliz por te conhecer, Meiry Matos

Cida Torneros disse...

olá Meiry Matos, não sei seu email , obrigada pelo carinho de tão lindas palavras! beijooooooooo
Cida Torneros