Maracanã

Maracanã

sábado, 21 de junho de 2014

Copa do mundo globalizado


Todas as vezes que ouço Imagine do profético  e  saudoso John Lennon, imagino que o amor seja o único  e honroso caminho para dirimir fronteriras e o esporte com suas  competicoes saudaveis venha a ser a diasputa saudavel entre naçoes.
Temos 32 selecoes guerreando nos campos de futebol durante a Copa no Brasil. Gente de culturas dispares que concentrarao esforços para golear adversarios ultrapassando limites e interagindo  esperanças. Deixaram para tras suas historias de guerras sanguinolentas ou seus momentos de dificuldades socio económicas. Estao a nos enebriar com sua capacidade de superaçao, seus sonhos pessoais. Jogadores, torcedores, familiares, profissionais de toda imprensa intenacional,dirigentes de entidades esportivas, delegacoes, toda a onfra estrutura hoteleira e de suporte túristico, aeroportos, milhares de voluntarios, todos estao empenhados em dar o melhor de sí para  que o mundo acompanhe um momento do Brasil como anfitriao do planeta por um mes fesafiante. Torcer para que hajá compreensao, maturidade e paz, alem de organizacao, civilidade erespeito as difrtencas humanas que sao a maior conquista  almejada. Melhor que taça é  a realizacao pregada por Lennon. Povos que identifiquem em nossas terras, de norte a sul, o espirito sadio da solidariedade e acolhida que sempre tivemis com imigrantes e turistas.
Mihoes de criaturas formam a grande massa humana globalizada, essa nova onda de seres sem fronteiras que sabe que, nacionalismos exacerbados ate servem para torcer em jogos de futebol, más que o melhor trofeu é  o do grande abraco em torno de um Planeta de paz e sustentavel para as próximas geracoes. Minha maior torcida é  a de Lennon. Voce pode dizer que sou uma sonhadora, más eu nao sou a única, como diz a letra da cançao. Copa com povos unidos, por que nao? Vamos juntos! Brasil, Japao, Australia, Irá, Coreia do Sul, Holanda, Italia, Argentina,Estados Unidos, Cost Rica, Alemanha, Bélgica, Suiça, Colombia, Espanha, Bisnia,Russia, Inglaterra, Chile, Equador, Honduras, Nigeria, Camaroes, Costa do Marfim, Portugal, França, Grecia, Croacia, Argelia, Gana, México , Uruguai.
Rumo a um.Mundo sonhado por Lennon!
Cida Torneros

Nenhum comentário: