Maracanã

Maracanã

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Por do Sol no Guaíba,em Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul

Um Rio Grande do Sul muito quente, a 30 graus, com sol forte e intenso calor, nos recebeu por 5 dias, a mim, minhas amigas jornalistas Hermelinda Rita, Elza Gimenez, e o namorado desta, Luiz Amorim.

Logo na chegada, fomos assistir, no fim do dia ao belíssimo Por do Sol no Guaíba, em reverência à beleza e o bom astral das terras gaúchas. Percorremos muitas cidades entre idas e vindas, incluímos a Serra, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Gramado, Canela, entre outras. Tudo lindo, produtivo, fervendo de calor e de turismo, um estado exemplar, pulsante, que ainda mistura tradições com modernidade, encanta e acolhe.
Voltamos ao Rio de Janeiro, com gosto de uvas na boca, ares de brisa do Guaíba nas narinas, passeamos de barco, visitamos o delta do Jacuí, sensação de brasilidade marcadamente nacionalista que é traço comum ao povo dali. 
Valeu o passeio, valeu o reencontro com a gauchada (eu não ia ao Rio Grande há 20 anos) e valeu muito a alegria das amigas durante a viagem. A estiagem ( falta total de chuvas por lá) preocupa mas há previsão da meteorologia de que haverá melhoras na próxima semana. Tomara,  há uma imensa área agrícola precisando de água, há um gado necessitado dessedebntar-se e haverá sempre um Rio Grande do Sul, guerreiro, lutador, brigão por seu lugar no Sol do Brasil, berço de brasileiros ilusstres, presidentes, políticos, escritores, músicos, gente talentosa para versejar, governar, lutar e vencer em nome da República que ainda bem, é brasileira, e não separou de nós todos, este patrimônio nacional, o nosso rico Rio Grande do Sul!!!/
Cida Torneros     

Log

Nenhum comentário: