Maracanã

Maracanã

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cida Torneros:Conversa rara no Canal Brasil para compensar tanto “caso Bruno”


Posted on 19-07-2010



Cida Torneros:Conversa rara no Canal Brasil para compensar tanto “caso Bruno”


filosofia e vida
============================================================================


Viviane Mosé e Roberto Dávilla no Canal Brasil

Maria Aparecida Torneros


Quando sintonizei o programa, no domingo à noite, já ia no meio, perdi grande parte. Entretanto, o que pude assistir, valeu como sensação feliz para idéias bem conduzidas e conversa tecida em conjecturas saudáveis, já que nas tevês de canal aberto, chega a ser praticamente exceção um assunto tão fascinante: a filosofia. Ela é filósofa com penetração midiática,já fez parte de quadro fixo no Fantástico, consegue explanar os labirintos do pensamento humano com facilidade para quem é neófito nos ditames das questões investigativas do mundo da filosofia e suas histórias.
O bate-papo, correndo solto, foi tocante, quando se referiu à educação no Brasil, chamando atenção para a baixa qualidade do ensino, e a necessidade de transformação, muito além da reforma, segundo Viviane. Ela relembrou que o pensamento racionalista que impera na sociedade ocidental começou a ser organizado no século V antes de Cristo, preconizando um homem formatado à luz da concepção de que seu pensamento é superior ao seu corpo.
Exemplos como o de uma professora de crianças de uma escola que ela visitou no Espírito Santo, que se questionou porque ensinar sobre flores, desenhando no quadro e não visitando o jardim, foram usados por Viviane para mostrar o quanto a nossa formação se baseia na dissociação do racional diante da emoção. Pensar é valorizado muito mais do que sentir, segundo observação generalizada, mas o conteúdo maior da entrevista reside justamente no encontro de dois bons interlocutores, conseguindo passar suas impressões de viajantes do seu tempo, adentrando por caminhos de extrema reflexão e intensa interrogação.
No domingo seguinte( próximo, dia 25) haverá o prosseguimento da entrevista. Vale conferir e interagir com idéias da filósofa antenada com o dia-a-dia da população, ao ser entrevistada por um profissional experiente na arte de questionar “cabeças pensantes”. Momento raro da comunicação televisiva nacional, pela oportunidade de nos afastar de notícias criminosas, ou assuntos tediosos que geralmente infestam a grade de transmissão em horário nobre.
Um encontro com Viviane Mosé, através do diálogo com o Roberto, incluiu até uma boa “sacação” sobre a sociedade brasileira, que é a da anti-segregação, o que ela sintetizou muito bem, com a esperança positiva de que o Brasil possa ainda exemplificar para o mundo o que é uma nação resultante de mistura racial, com sucesso, afinal.
Esperemos a continuidade da conversa afiada nas lâminas de boa dose de inteligência e sagacidade, de entrevistada e entrevistador, para nossa condição de espectadores privilegiados, ainda bem, para compensar tanto “caso Bruno”, caso “Bispo”, etc e etc.

Cida Torneros é jornalista e escritora, mora no Rio de Janeiro, onde edita o Blog da Mulher Necessária


(1) Comment Read More Comments


Mariana Soares on 19 julho, 2010 at 18:19 # Concordo totalmente com você, Cida! Também peguei a entrevista já começada, mas não larguei até o final – uma maravilha! Acompanho, diariamente, os comentários de Viviane Mosé (tão diferente da chata da Márcia Tiburi!!!)na CBN, pela manhã – seus comentários são, invariavelmente lúcidos e reflexivos.


Chega de Bruno! Chega de crime! Chega dessa paranoia que a Globo e assemelhadas está nos incutindo diariamente!


E que venha mais filosofia, mais lucidez, mais amor, mais alegria!

Nenhum comentário: