Maracanã

Maracanã

terça-feira, 21 de julho de 2009

AMIGOS PARA SEMPRE...A LISTA...REFLEXÕES , EM TEMPO...






Reflexões sobre a amizade, em tempo...

A cada ano, toda vez que chega o dia do amigo, tenho refletido muito sobre a presença de amigos e amigas em nossas vidas. Sua importância enquanto soma ou subtração, de todos os modos, aqueles com quem dividimos bons ou maus momentos, permanecem na nossa lista ainda que a morte e as distâncias físicas ou emocionais os levem para lugares da saudade e das muitas lembranças.

É possível sempre, sorrir de novo, quando rememoramos episódios vividos ao lado de pessoas que nos fizeram rir, nos ouviram , nos compreenderam, nos apoiaram, nos repreenderam, ou até nos extenderam mãos e nos deram colo e ombros para nossos lamentos e nossas dores. Alguns se cansam mesmo e vão renovando suas amizades, o que é saudável, pelas circunstâncias da vida, entretanto, nos corações dos amigos , sem pre fica um lugarzinho para cada um que nos cruza o caminho porque todo ser a quem devotamos carinho e paciência em determinada fase, certamente tem seu grau de importância e merece respeito pela consideração a nós devotada.

Há que rir com os brincalhões, os piadistas, os festivos, os eternos amigos de adolescência, ou os que são mesmo e para sempre, adolescentes, que nos enchem de vivacidade e saltitante entusiasmo permanentemente. Mas, há os brigões, os esquentados, os rancorosos, os desconfiados, os ciumentos, e não escapamos de ser ou exercer tais lados transversos, nós mesmos, que somos, também criaturas humanas, eventualmente acometidas de ataques, desequilíbrios, e outros "pitis", que só mesmo os verdadeiros amigos para aturarem, perdoarem, e, um dia, pacientemente, ao nos reencontrarmos ( já aconteceu comigo) nos perguntamos:
- Por que foi mesmo que deixamos de falar há tantos anos?

Sonoras gargalhadas nos reaproximam, pois o clima da amizade latente e salutar permanece, além de tantos contratempos e principalmente, através do velho e traiçoeiro tempo, que nos faz olhar cada amigo ou amiga, vendo-o como menino ou menina, jovem, mesmo que se tenham passado 20 , 30 ou 40 anos, isso nao conta, o que conta é a sensação feliz de tê-los por perto em carne e osso, ou em alma e coração.

Em nosso dia-a-dia, os amigos nos acompanham, alguns são mais presentes, telefonam, viajam conosco, vão a festas, barezinhos, cinemas, nos visitam e nos convidam. Outros, nos amam e são retraídos, pouco expressam do seu sentimento, mas é possível perceber seu carinho através de olhares, pequenos gestos, e em ocasiões inesquecíveis. É preciso aceitar e retribuir de modo especial e sui-generis cada manifestação de amizade, pois toda e qualquer uma delas, significa desejo de cuidar do sentimento que nos une a alguém para seguir juntos por estradas que ora se cruzam e ora se afastam, mas que compõem o grande labirinto da estrada da vida.

Também, é gostoso quando conseguimos transformar amores em amizades, desfrutando da companhia dos ex e das ex, sem preconceitos, com carinho extraído dos bons tempos em que estivemos ou namorando, ou casando ou nos apaixonando... e perceber que há uma linha tênue que junta homens e mulheres em prol do seu crescimento e aprendizado de como viver a vida, de como fazer alguém feliz por perto e até bem longe, quando o mundo gira e tudo se transforma em energia positiva para seguirmos em frente.

Daí, que gosto das duas versões musicais deste post...

Amigos para sempre...e A lista, boas reflexões, no dia seguinte ao dia do Amigo

Cida Torneros

Nenhum comentário: