Maracanã

Maracanã

sábado, 23 de maio de 2009

Noticias de Portugal e Espanha, duas semanas, maio de 2009

Há duas semanas encontro-me a viajar visitando cidades de Portugal e Espanha. Meu tour, cuja meta é Paris, para fechar com chave de ouro a primeira vez que venho à Europa,inclui lugares históricos, tanto sob o ponto de vista pessoal ( fui primeiro à Galícia, em Vigo, Orense, Verin e Santiago de Compostela) na terra da minha avó Carmen Toneros, como a ancestralidade ibérica que nos atinge a todos na Amèrica Latina.

Portugal me ofereceu a oportunidade de me reconhecer na lingua pátria, tendo visitado o túmulo do grande escritor Luiz Vaz de Camoes, no Convento dos Jerônimos, e tambèm ido até a porta da casa onde ele nasceu, já que meu amigo também poeta, Joao Videira Santos, me presenteou com um roteiro literário invejavel pelo centro de Lisboa, quando passei por bares e restaurantes que foram frequentados por Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Mario de Sa Carneiro, Jose Maria do Bogage, entre outros.

Em Porto, fiquei encantada com o aconchego da sua gente e sua paisagem, senti-me em casa na livraria da Dina Ferreira, a Poetria, e me perdi de alegria ao visitar a Lelo, lugar de tantos livros e tanta tradiçao literária.

Nem sei como descrever Braga, Guimaraes, Óbidos, Batalha, Marvao, sítios de muita história, o barroco português nos inundando olhos e sentimentos.

Aqui em Madri, de onde agora escrevo, há notìcias que me poem de novo na atualidade, e desço à terra, para envolver-me nas discussoes que permeiam os ultimos tres dias que passo na capital espanhola, cidade vibrante, ensolarada na primavera, repleta de turistas, mas "caliente" de assuntos polêmicos. Critica-se o ministerio da Defesa que teria ocultado o surto de Gripe A, entre os soldados de uma unidade militar, em Madri, e que havia recebido a visita de alunos de uma escola, sem terem sido avisados do risco de contaminaçao. Tambèm, ontem, um acidente com a queda de uma torre de sustentaçao para uma grua com cameras de tevê, caiu sobre o publico, na primeiro comicio para as eleiçoes da uniao europeia, pouco antes da chegada do ministro Jose Luiz Zapatero, e felizmente, todos os feridos, foram atendidos sem gravidade. Outro assunto em pauta, que suscita muitos programas de debate, é a lei que permitiria as adolescentes gravidas acima de 16 anos realizar aborto sem o consentimento dos pais. Este tema tem sido veiculado constantemente e a briga é intensa, uma vez que envolve questoes civis, religiosas, filosoficas, sociais e economicas.

Assim, Portugal e Espanha, me adentram a pele, os olhos, a boca ( comidas e vinhos) , a alma, sobretudo, e tento passar para os amigos brasileiros, um pouco do vulcao interno que me acomete. Bastaria só ter falado da Guernica de Picasso, onde me postei por mais de 10 minutos anteontem, no museu Rainha Sofia e seria suficiente para me tornar uma turista nao acidental, mas extremamente consciente do quanto essa peninsula ibèrica me traz mil anos de existencia para o intervalo de duas pequenas semanas.
Aparecida Torneros

Nenhum comentário: