Maracanã

Maracanã

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Veja como foi o IV Seminário Médico/Mídia


Seminário reúne no Rio médicos e jornalistas de todo o país


Foto: Alexandre Vieira

Evento realizado pela FENAM teve como objetivo fortalecer o entrosamento entre a categoria médica e a mídia

20/04/2009
Médicos e jornalistas de todas as regiões do país participaram, nos dias 16 e 17/04, do IV Seminário Nacional Médico/Mídia, realizado pela FENAM com o objetivo de fortalecer o entrosamento entre a categoria médica e a mídia. O seminário aconteceu no Hotel Windsor Plaza Copacabana, no Rio de Janeiro, e reuniu renomados profissionais da área médica, da grande imprensa, do meio político e especialistas do setor de tecnologia da informação. A visão do médico sobre a mídia, a mídia como prestadora de serviços, como dar uma boa entrevista e virar fonte, a geração de pautas, a mídia e as novas tecnologias, direito de resposta, o poder e a mídia, e pautas de grande repercussão foram os temas abordados no evento.

Entre os palestrantes estavam a repórter Mariana Gross, da TV Globo, a editora da TV Bandeirantes, Eleida de Góis, a repórter Pâmela Oliveira, do Jornal O Dia, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor da Faperj, Marcos Cavalcanti, o deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, os jornalistas Chico Carlos, de Pernambuco, Mônica Salomão, de Minas Gerais, Patrícia Comunello, do Rio Grande do Sul e Keyth Washington, do Pará, o presidente da FENAM, Paulo de Argollo Mendes, e Cid Carvalhaes, diretor da Federação e presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo. Encerrando o evento, o jornalista Maurício Menezes apresentou o espetáculo "Plantão de Notícias", que há 18 anos faz sucesso em teatros e eventos em diversas cidades do Brasil.

O público do IV Seminário Nacional Médico/Mídia este ano também pode participar do sorteio de dois prêmios, oferecidos pela Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil (APLUB). Foram sorteados um porta-retratos digital e um home theater com DVD karaokê. Duas jornalistas do Rio de Janeiro levaram os prêmios, entregues pelo gerente nacional da APLUB, Samuel Costa Soares, e pelo gerente da regional/Rio da entidade, Marcelo Guedes Lopes.

O IV Seminário Nacional Médico/Mídia foi organizado pela Secretaria de Comunicação da FENAM. Em sua quarta edição, o seminário já integra o calendário permanente de eventos da Federação e visa ainda colaborar com os profissionais de saúde no que se refere ao seu relacionamento com a mídia e também simplificar o trabalho da imprensa, ajudando os jornalistas a entenderem melhor o setor.

Entrosamento

Para o presidente da FENAM, que fez palestra sobre "A visão do Médico sobre a Mídia", Paulo de Argollo Mendes, o seminário foi muito importante no sentido de fortalecer o entrosamento entre a categoria médica e a mídia, para que a sociedade possa obter informações de uma maneira mais clara e objetiva. "A preocupação dos médicos não é só com a saúde de seus pacientes dentro das quatro paredes do seu consultório, é com a saúde pública e com a clareza que a população pode obter através das informações que recebe. Por isso, é fundamental que possamos criar um excelente entrosamento com a mídia para que o nosso trabalho também possa render na comunidade," apontou o dirigente.

Argollo também disse que a relação do médico com a mídia ainda é de um certo receio e que o seminário ajuda a aproximar as duas categorias. "O médico é treinado para um trabalho extremamente recluso, na intimidade do paciente, com muito cuidado a respeito do sigilo, exatamente o contrário do que espera o jornalista quando entrevista o médico. Assim, normalmente o médico tem muito medo de lidar com a mídia, por isso é importante que a gente faça essa aproximação, a fim de que os jornalistas conheçam melhor a maneira de pensar e a atuação dos médicos e também para que os médicos entendam melhor o trabalho dos jornalistas, principalmente para que possam perder o medo".

Palestras

O presidente da FENAM, Paulo Argollo, abriu o evento junto com o secretário de Comunicação da entidade, Waldir Cardoso, dando as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a jornalista Pâmela Oliveira, repórter da editoria de saúde do Jornal O Dia, falou sobre "A mídia como prestadora de serviços". Depois, Paulo Argollo abordou o tema "A visão do médico sobre a mídia".

O primeiro tema da tarde do dia 16 foi "Direito de resposta ou retratação - quando e como usar", tendo como palestrantes Cid Carvalhaes, médico, advogado, diretor da FENAM e presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo, e Mônica Salomão, jornalista, assessora de imprensa do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais. Depois, encerrando a quinta-feira, a repórter Mariana Gross, da TV Globo, falou sobre "Como dar uma boa entrevista, transmitindo a informação objetiva e eficiente, e virar fonte"

A geração de pautas - o que é uma pauta, o que pode ou não se transformar em notícia" foi o tema abordado pela jornalista Eleida de Góis, editora-chefe do Jornal do Rio, telejornal da TV Bandeirantes que abriu os trabalhos no segundo dia de seminário. Depois, o tema foi "As experiências de assessorias de imprensa de sindicatos médicos em pautas de grande repercussão na mídia - fatores positivos e negativos, que teve como palestrantes os jornalistas Chico Carlos, assessor de imprensa do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, e Patrícia Comunello, assessora de comunicação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. A assessora de imprensa do Sindicato dos Médicos do Pará, Keyth Washington, fez uma participação falando sobre um fato que teve repercussão no Brasil inteiro: a morte de bebês na Santa Casa de Misericórdia de Belém.

O palestrante Marcos Cavalcanti, doutor em Informática pela Université de Paris, professor da Universidade Federal do Rio (UFRJ), diretor de tecnologia da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e editor da Revista Inteligência Empresarial abriu os trabalhos na tarde do dia 17/04 abordando o tema "A mídia e as novas tecnologias. Para onde caminhamos?"

A última palestra do evento ficou sob a responsabilidade do deputado federal e ex-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que falou sobre "O poder e a mídia".

O show do jornalista Maurício Menezes, que há 18 anos apresenta o espetáculo "Plantão de Notícias" em teatros de diversas cidades do Brasil, encerrou o IV Seminário Nacional Médico/Mídia, que foi apresentado pela jornalista, escritora, mestre de cerimônias, professora universitária e assessora de imprensa Aparecida Torneros.

Fonte : Denise Teixeira

Nenhum comentário: