Maracanã

Maracanã

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A vida, além da cozinha?


A vida, além da cozinha?
Maria Aparecida Torneros da Silva



A vida, além da cozinha?

Bem, meu bem, tem lá fora, um sonho de amor aqui, entre cebolas que me fazem chorar, tenho nas mãos, os vegetais, a natureza em flor, vou cortando, descascando, macerando, os elementos exalam cheiros, as águas fervem, mergulham-se temperos, a alma a fritar... Bem, meu bem, tem lá fora, a paisagem da lagoa enquanto dentro de mim, alguns sentidos se erguem vindo das minhas bisavós e ancestrais, chegando, em mim, suas dores e cantos, a beira do fogão, o fogo colorido, a chama forte, abaixa o fogo, diz a chefe da cozinha, pra não estragar a comida, fogo demais não pode...põe mais água, pega o cuentro, os tomates, a farinha, busca o azeite de dendê, mistura o tempo nas panelas, mistura decidida, que nada é mais importante que a comida a manter as almas e os corpos em movimento... Além da cozinha, tem o mundo, lá fora...tem a vida... aqui dentro, pega o vinho, bebe um gole, me dê, me dê um abraço, por trás, cheirando o vento que espalha o amor, que impregna a feitiçaria, que daqui a pouco irá para o prato, para a boca, para o estômago, para o cérebro, para o espírito, mesclando a lida, o trabalho, a lagoa, a alegria, juntando todos em torno da mesa, ritual primitivo em torno do fogo da gula, que é a cozinha da vida.

Nenhum comentário: