Maracanã

Maracanã

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Está aberta a temporada de festas?


Esta frase foi dita por um amigo, no almoço em que comemoramos seu aniversário, na semana passada... sempre que chega o fim do ano, a gente se vê mesmo, envolvido até o pescoço, em programação de festas... as tais boas festas, que incluem família, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, o clima parece mais leve e lá vamos todos viver a ilusão de um período feliz, sem desmerecer, evidentemente, que existem momentos reais e pródigos de alegria em cada sentido que dermos aos nossos abraços de congratulações de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.


Entretanto, se tentarmos esmiuçar nossos motivos interiores maiores, haverá sempre o ponto de interrogação diante de um mundo em crise ( existencial e financeira) ou de um mundo em tempo de catástrofes climáticas previsíveis e desastrosas. Enchentes, nevascas, queimadas, poluição, nuvens negras pairando sobre nossas cabecinhas e espetando nossos corações humanos que se solidarizam com desabrigados, vítimas, gerações futuras e nossos sonhos de planeta ecologicamente recolocado no caminho da sustentabilidade.


Poderia ser só papo de botequim, filosofia barata, mas não é. Nossos anseios pela alegria das festas passam pelo prognóstico infeliz de uma Terra devastada e desrespeitada.


Ok, se está aberta a temporada de festas, por que não nos lembrarmos do ambiente saudável para que nos próximos decênios os Natais e os Anos Novos sejam comemorações de Vida Longa ao Planeta Terra?


Acho que estou exigindo demais de mim mesma, e dos meus pares, já que a temporada é só de um mês ou pouco mais e pode ser o intervalo necessário para esquecer mazelas e aproveitar o convívio esfuziante com amigos, familiares, amores, sem maiores preocupações, ou talvez, quem sabe, criando esteio psicológico importante para que enfrentemos pois, adiante, e logo, a assunção de posturas realmente novas e saudáveis para a conservação da vida na nossa casa chamada mãe Terra...


A ela, é, à Terra, eu desejo Felizes Festas, como um bom augúrio de pensamento forte e positivo.

Aparecida Torneros

Nenhum comentário: