Maracanã

Maracanã

sábado, 22 de agosto de 2009

VIVA ESPAÑA!!! TIERRA DEL AMOR!!!










Em Espanha, bendita terra, pude reencontrar raízes estruturais, mais até do que genéticas. Ao caminhar pelas ruas de Vigo, Orense, Santiago de Compostela, Madri e Barcelona, durante minha estada em maio, em poucos dias, convivi com minha sensação de estar em casa, comer o que gosto, beber o que aprecio, ouvir o som da língua que me identifico, respirar os ares que me enchem os pulmões de alegria e dormir as noites tranquilas para os melhores amanhaceres.

Além disso, meus olhos se deslumbraram sempre com as cores, principalmente o verde da Galícia e o azul do céu de Barcelona, a grandeza da Sagrada Familia, de Gaudí, a história que me fascina em Toledo, com a arte dos museus de Madri, sua Porta de Alcalá, com a beleza medieval das pontes de Orense, com o mistério das paredes da Catedral em Santiago e com os rostos das pessoas apressadas na capital espanhola. Meus sentidos aguçaram-se com o som das canções que me embalaram durante meus poucos dias por lá, e , principalmente, minha cidadania ( que vou pleitear brevemente) me proporcionou a certeza de que sou parte daquele povo, e quero lutar ao seu lado , por dias melhores para todos nós.

Durante alguns anos, entre 1983 e 1994, editei o Jornal de España, uma publicação mensal dirigida à colônia espanhola residente no Brasil. Esta música, eu a dancei em muitas festas dos clubes espanhóis espalhados em tantas cidades como Rio, Sao Paulo, Niterói, Teresópolis, Juiz de Fora, entre outras.

A alegria do povo imigrante espanhol sempre me contagiou e inspirou meu trabalho, do qual tenho gratas recordações, de um período em que incorporei e consolidei mais ainda o amor por aquele país que tive, finalmente , a oportunidade de pisar e conhecer.

Que viva España!
Aparecida Torneros

Cida Torneros

Nenhum comentário: