Maracanã

Maracanã

sábado, 13 de junho de 2009

Fernando Pessoa, a casa onde nasceu e seus pensamentos


Estive em Lisboa, em maio, e, pelas mãos do meu amigo João Videira, fui até a casa onde Pessoa nasceu e ao restaurante que ele frequentava, sentei na mesa dele e fui fotografada ali, confesso que me emocionei.
Cida Torneros

Fernando António Nogueira Pessoa (1888-1935, Lisboa), poeta e escritor português. Pessoa é considerado junto de Luís Vaz de Camões um dos mais importantes poetas de língua portuguesa. [Biografia]

Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
Tenho em mim todos os sonhos do mundo


Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.


O amor romântico é como um traje, que, como não é eterno, dura tanto quanto dura; e, em breve, sob a veste do ideal que formámos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em que o vestimos. O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão. Só o não é quando a desilusão, aceite desde o príncipio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida.

Fernando Pessoa




Nenhum comentário: