Maracanã

Maracanã

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Povo brasileiro: hospitalidade e paixão pelo futebol


Quando se acompanha o noticiário sobre a realização da Copa do Mundo 2014, no Brasil, além da inegável e alucinante paixão pelo futebol, a gente se emociona com as reportagens a respeito da hospitalidade que o nosso povo oferece aos milhares de visitantes torcedores do mundo inteiro.
Episódios curiosos que registram a disposição da nossa gente para abraçar o adversário,  brincar com nossas proprias aflições e até aderir na torcida de seleções que ganham a nossa simpatia.
Os jornalistas estrangeiros relatam o quanto nosso país é fascinante. Estamos vivendo dias de afirmação sociologica, tema que deve merecer ainda muitos estudos de pesquisadores sociais. Apesar das manifestações democraticas ou exacerbadas algumas vezes, a Copa tem aqui um espirito esportivo de cunho nacionalista que ultrapassa partidos políticos e ideologias, que transcende classes sociais, que iguala diferentes raças,  que aproxima línguas traduzidas em sorrisos, abraços,  gestos carinhosos, que substituem palavras, que alcançam almas e corações.  Nossos hermanos de países latino-americanos também vieram somar com sua presença maciça, configurando uma união que nos identifica .
A hospitalidade brasileira faz a diferença nesta Copa do Mundo. Em todas as cidades sede, nos locais de concentração dos times concorrentes que se espalham nos quatro cantos da noss terra, o que se vê é a acolhida generosa, carinhosa, solícita e alegre de um povo que dá uma lição ao resto do mundo.
O Brasil sonha com o Hexa! A Copa já é um sucesso, uma Vitória da hospitalidade nacional!
Cida Torneros


Nenhum comentário: