Maracanã

Maracanã

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Curitiba, verão 2014!

Foram 5 dias na bela, nublada, acolhedora e organizada Curitiba. Apesar de ter ido por ali, outras vezes,  em muitos anos, o fiz na correria profissional e conheci pouco da cidade. Desta vez, o verão 2014, neste inicio de janeiro, favoreceu a oportunidade e pude correr a cidade, buscando seus belos parques, como o Tanguá e o Jardim botânico,  além de subir a Torre da Oi, panorâmica,  com visão privilegiada de toda a metrópole paranaense. Rodei Mercado Municipal, visitei o centro histórico,  caminhei pela rua das Flores, fui a dois shoppings , o Estação e o Curitiba. No primeiro, aproveitei para dar uma olhada no museu ferroviário e no segundo apreciei a delicia que é uma população colorida, buscando desfrutar de um verão com alegria. O must nesta estação é o tal picolé "paletas mexicanas", de frutas e com recheio de doce de leite.
Voltei ao Rio, com este calor 40/50 graus, mas a temperatura mediana de Curitiba deixou saudade. Lugar de um Brasil organizadinho, povo educado, preparando-se para receber a seleção espanhola de futebol em junho, a cidade flui sem muito estress, ela é aquele ponto de equilíbrio sulista, o tal sul maravilha, ideal de vida de muita gente que busca rincão tranquilo.
Mas, todos lembram que no inverno, ali, o bicho pega. Verão é trégua.  Aproveita-lo torna-se imperativo, há no janeiro oficinas de musica erudita e em Curitiba, encontram-se artistas e estudantes de música,  de muitos cantos do Brasil e do mundo.
Muito bom perceber que há um Brasil assim, tão acolhedor e tão organizado, pedacinho manso e produtivo de um país imenso, múltiplo,  que esbanja histórias,  incorpora emigração e mistura raças.
A Curitiba deste verão 2014 tem uma marca registrada de equilíbrio e disposição para a vida em grupo. Aqueles pontos de ônibus,  em forma de túneis roliços envidraçados, são como lagartas prestes a virar borboletas, voarão sobre nossos caminhos, na arquitetura provocante e na imaginação crescente. Afinal, de tantos Brasis surpreendentes, o Paraná tem peculiaridades, mas não deixa de se misturar ao nosso lugar comum, é terra de gente como a gente, gente que curte verão com picolé e tem paixão por  futebol !
 CIDA TORNEROS

Nenhum comentário: