Maracanã

Maracanã

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Julio Iglesias (biografia)

Biografia de Julio Iglesias

Julio Iglesias nasceu em Madrid, às 2 horas da madrugada do dia 23 de Setembro de1943. É o filho mais velho do Dr. Julio Iglesias Puga e de Maria Del Rosario de la Cueva y Perignat. Compartilhou sua infância com seu irmão Carlos.
Pela parte de pai, seus ascendentes nasceram na Galicia. O seu pai, Dr. Iglesias, nasceu na cidade de Orense. E seus avôs paternos chamavam-se
Manuela e Ulpiano.
A sua avó materna chamava-se Dolores de Perignat y Ruiz de Benavides e seu avó, Jose De La Cueva.
A família de Julio viveu em Madrid, na rua Altamiro, onde ele passou os primeiros três anos da sua vida. Em 1946 a sua família mudou-se para a Rua Benito Gutierrez onde permaneceu até ao seu casamento em 1971.
Julio foi um destacado atleta de futebol, ocupando a posição de goleiro nas camadas jovens do Real Madrid. O seu sonho era ser futebolista profissional.
Mas, na noite de 22 Setembro de 1963, quando tinha 20 anos de idade, ao conduzir o seu carro entre Majadahonda e Madrid juntamente com os seus amigos Enrique Clemente Criado, Toto Arroyo Pedro Luis Iglesias, teve um trágico acidente que o deixou semi-paralizado durante um ano e meio, existindo poucas hipóteses de poder voltar a andar. No hospital Eloy Gonzalo de Madrid, Julio ouvia rádio e escrevia poemas e versos românticos. Eladio Magdaleno, uma jovem enfermeira que o tratava, ofereceu-lhe uma guitarra. Nunca, até aí, ele tinha pensado tornar-se num cantor. Mas a vida tem as suas surpresas.
Cantar começou por uma distração, para esquecer o tempo em que foi um atleta. E dia após dia ia melhorando na dificil arte de tocar guitarra, conseguindo compor musicas para os seus poemas.
Felizmente recuperou do acidente e, em 1966, matriculou-se na Universidade de Murcia, para prosseguir os seus estudos.
Viveu, também em Inglaterra para aperfeiçoar o sei inglês. Primeiro em Ramsgate e depois no Bell's Language School em Cambridge. Aos fins de semana costumava cantar no pub "Air Port" algumas canções mais em voga na época de Tom Jones, Engelbert Humperdinck, The Beatles...- E foi em Cambridge que encontrou Gwendolyne Bollore que foi sua namorada e a quem dedicou uma canção Gwendolyne, que fez enorme sucesso.
De regresso a Madrid, dirigiu-se a um estúdio musical, na esperança de conseguir arranjar alguém para interpretar a sua canção.
No entanto, e para sua surpresa, o gerente perguntou-lhe "Porque não a cantas tu?". Julio respondeu "Porque eu não sou cantor"!. Em Julho de1968 ganhou o festival de
Benidorm com a canção La vida sigue igual, tendo assinado um contrato com a Columbia Records.
Em Fevereiro de 1969 participou no Brassow Golden Stag Festival (Bucareste- Roménia). Nesse mesmo ano gravou o seu primeiro LP na DECCA estudios em Londres, fez a sua primeira digressão em Espanha, cantou no Festival de Viña del Mar (Chile), participou no Festival de San Remo (Itália) e fez o seu primeiro filme La vida sigue igual.
Julio casou em 20 de Janeiro de 1971 em Toledo (Espanha), com Isabel Preysler Arrastria, passando a sua lua de mel nas Canárias. Tiveram três filhos: "Chabeli" María Isabel (1 Sept. 1971, Estoril), Julio José (25 Fev. Enrique Miguel(8 de Maio 1975, Madrid). O casal separou-se em 1978, sendo o seu casamento anulado um ano depois.
Chabeli
Isabel Iglesias
Julio Iglesias Jr.
Julio Iglesias, Jr.
Enrique Iglesias
Enrique Iglesias
Julio Iglesias participou também no Festival da Eurovisão em 1970, com a canção Gwendolyne, e ainda em muitos outros festivais, na Argentina, México, Espanha, Japão, etc.

Sua canção "Como álamo el camino" foi gravado em japonês "ANATAMO URAMO" em 1971. No ano seguinte grava seu primeiro disco em alemão. Em 1975 grava seu primeiro álbum em português. Em 1978 assina contrato com a CBS Internacional, e grava seu primeiro disco em francês, e em italiano. E foi convidado como juiz, no concurso de Miss Universo, na Austrália, em 1979.

Em 1983, em Paris, Julio Iglesias recebeu o seu primeiro disco de platina do Guinness World Book Of Records por ter sido o cantor que mais discos vendeu em várias línguas na história da musica (Espanhol, Alemão, Japonês, Inglês, Italiano, Português, Francês...)

Em 1985 tornou-se um dos poucos artistas hispânicos ao receber uma estrela no Hollywood Walk of Fame. Esta estrela está situada na parte sudoeste do Hollywood Boulevard, entre a Orange Street e Sycamore Street.

Julio recebeu também uma homenagem dos residentes em Miami com um lugar no legendário Passeio das Estrelas Latinas na Miami's 8th Street.
Em 1988, recebeu o Grammy Awards® apela melhor canção latina do ano de 1987 com o seu álbum Un hombre solo, Aplauso'92como artista do ano.
Estrela de Julio Iglesias na Holanda de 28 Janeiro de 1991.
Julio foi galardoado pela"Universal Spaniard" na Flórida, e na Espanha como "Embaixador da Galiza" no mundo, em 1992. Em 1995, Julio Iglesias tornou-se o primeiro artista estrangeiro na história da China ao receber a prestigiada Golden Record Award.
Julio Iglesias é o artista mais popular do planeta, tendo vendido mais de 300 milhões de álbuns e recebido mais de 2600 discos de platina e de ouro em todo o mundo.
Nenhum detalhe da sua carreira é demasiado pequeno para escapar ao seu sentido de perfeição. No estúdio de gravação Julio grava cada canção, nota por nota, palavra por palavra, até que alcance o efeito que quer - até que ouça algo que talvez somente Julio pode ouvir mas que todos podem sentir - o som da alma que treme com sentimento, um som conseguido somente com uma disciplina do ferro.
Em 1997 Julio ganhou o Monaco World Music Award de melhor cantor latino.
 Em 7 Setembro de 1997 nasceu o seu quarto filho, chamado Miguel Alejandro. Este bébé provem da sua relação com a jovem holandesa Miranda (Miranda Johanna Maria Rijnsburger, 5 Out. 1965, Leimuiden), que conheceu em Jacarta (Indonésia) em 5 de dezembro de 1990.
Miguel Alejandro
Miguel Alejandro
Rodrigo
Rodrigo
Cristina
Cristina
Victoria
Victor
ia
Guillermo
Guillermo







Nunca esquecerá a noite de 8 de Setembro de 1997, quando recebeu o prémio o ASCAP Pied Piper Award, o mais prestigiado galardão para "entertainers". Como primeiro cantor latino a receber este premio, Julio juntou-se a Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Barbara Streisand, entre outros. Em complemento, o Presidente da Câmara de Miami instituiu aquele dia como o "Dia de Julio Iglesias".
A 3 de Abril de 1999 nasceu o seu quinto filho chamado Rodrigo e em 2001 foi novamente pai e, desta vez, de dois gêmeas Victoria e Cristina.
A mãe do artista, Rosario De La Cueva, que prestou sempre sua ajuda aos precisados na paróquia Corpus Christi de Miami, faleceu o dia 14 de março de 2002 depois de uma longa doença. Um mês mais tarde Julio e seu irmão Carlos apresentaram um projeto de construção de uma capela em memória de sua mãe. Em 4 de novembro desse mesmo ano se inaugura O Centro de Serviços Sociais Rosário da Gruta de Iglesias, adstrito à paróquia de Corpus Christi, para servir às pessoas de escassos recursos econômicos.
Em 18 de Maio de 2004, quando Julio tem 61 anos de idade, nasce Jaime Iglesias seu segundo irmão e filho do Dr. Iglesias e Ronna Keitt.
Mais, uns dias após anunciar seu segundo filho com Ronna, o Dr. Iglesias Puga morre repentinamente na manhã do 19 de dezembro de 2005, a seus 90 anos. Um homem de grande vitalidade e simpatia, chamado carinhosamente “Papuchi”, foi muito querido por todos e especialmente pela imprensa.
Julio segue sua contínua marcha triunfal pelo mundo. A cada trinta segundos se ouve um disco dele em qualquer rádio do mundo; seus concertos se programam por todo o universo e seus discos seguem alcançando êxitos de vendas. Sua vida transcorre entre sua casa de Punta Cana (na República Dominicana), Miami e Málaga (Espanha), junto à Miranda e seus filhos.
Em 5 Maio de 2007 nasceu o seu filho, Guillermo.




Nenhum comentário: