Maracanã

Maracanã

domingo, 1 de novembro de 2009

Peças clássicas da moda são frutos de Coco Chanel (www.doqueelasgostam.com.br/artigos_chanelcoco.html) reproduzido do blog

Você sabia que as peças clássicas da moda são frutos de Coco Chanel?



Exato.


Peças que chamamos de curingas são os grandes acertos da Mademoiselle francesa mais chique de todos os tempos. Isso sem falar de outras peças que chamamos de Chanel, como saia Chanel, sapato Chanel, cabelo Chanel. Confira!


Pretinho básico




Chanel desenhou em 1926, para a revista Vogue um croqui de um vestido reto, com uma saia abaixo dos joelhos, confeccionado em jérsei preto e com debrum branco nas mangas. A estilista criou a peça para vestir qualquer mulher, com qualquer corpo, em qualquer ocasião. “Simplicidade é a chave da verdadeira elegância”, declarou a Mademoiselle.


O pretinho foi um produto da necessidade, depois da quebra da bolsa de Nova York, em 1929, as roupas sofisticadas e vistosas eram consideradas de mau gosto e o preto combinava com o espírito predominante.


Audrey Hepburn imortalizou o seu vestido preto e suas pérolas ao redor do pescoço no filme “Bonequinha de Luxo”.


Colar de pérolas





“Toda mulher deveria ter fios e fios de pérolas. Se forem falsas, e daí?”


É impossível não associar Chanel ao seu pescoço fechado por varias voltas de pérolas. O acessório foi adotado pela estilista para descontrair o seu visual, mantendo sempre o estilo informal e superficial, mas sempre chique. E para dar mais efeito e volume, Chanel misturava pérolas originais, presentes de seus amantes com suas próprias imitações de pedras falsas, com diferentes tipos de tonalidades e tamanhos.


Bolsa a tiracolo


A praticidade mais uma vez era essencial para Chanel, que queria liberdade para as mulheres de suas convenções. Pensando assim, ela aumentou as alças da bolsa para que pudesse ser usada nos ombros, deixando as mãos livres. Mas sempre com muito estilo: colocou correntes douradas para decorar as alças. As argolas, permeadas por tecido ou couro, marcaram muitas das suas coleções. O mais tradicional modelo das bolsas é o feito de matelassê, e o fecho com os dois C entrelaçados, o logotipo tão cobiçado da marca da estilista.


Sapato bicolor




O consenso nos desfiles badalados na Maison Chanel, onde as modelos desfilavam as criações de Chanel nos vários estilos de vestidos, calças e trajes, eram os pés. A estilista sempre repetia o mesmo modelo de sapato, sempre em bege, com aberturas nos calcanhares e biqueira preta, que segundo ela, diminuíam o pé. A única variação era trocar o bico preto pelo dourado. O modelo do sapato é reproduzido por todos os estilistas, significando sempre feminilidade e sofisticação.




Perfume Chanel nº 5


O perfume mais famoso e vendido em todos os tempos foi o responsável pela fortuna de Chanel. Foi o primeiro perfume sintético lançado por uma casa de moda e não por um perfumista. Criado em 1921 virou uma verdadeira febre quando Marylin Monroe declarou que vestia apenas uma gota de Chanel nº 5 para dormir. O mais interessante é que o lendário perfume tem seu toque brasileiro, afinal seu principal é o óleo essencial linalol, extraído da madeira pau-rosa, que é uma árvore nativa da Amazônia. O perfumista Ernest Beaux acrescentou ainda 70 fragrâncias para alcançar o que Chanel chamou de “um perfume de mulher com cheiro de mulher”.

Nenhum comentário: