Maracanã

Maracanã

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ano da França no Brasil promove intercâmbio de estudantes


Ano da França no Brasil promove intercâmbio de estudantes
Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior contará com a presença de mais de 100 instituições
Com o objetivo de fortalecer a cooperação acadêmica entre França e Brasil, será realizado entre os dias 3 e 8 de outubro, em três capitais brasileiras, a Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior. O evento, que integra o calendário oficial das comemorações do Ano da França no Brasil, contará com a participação de mais de 70 universidades francesas.
“É um dos mais completos eventos de educação realizado nos últimos anos. Além de contar com debates sobres novas atividades profissionais, é organizado também para servir de estímulo para promover o intercâmbio de estudantes. Educação é uma das prioridades no Ano da França no Brasil”, afirmou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.
A abertura da Semana ocorrerá em São Paulo, no dia 2 de outubro, com o Colóquio Formações e Profissões do Futuro, quando serão realizadas mesas redondas com acadêmicos e empresários. No seminário, serão discutidas as necessidades e as políticas de recursos humanos das empresas para novas e inovadoras atividades em expansão, assim como as ofertas de formação dessas nas instituições de ensino. O colóquio será realizado no Teatro Raul Cortez, sede da Fecomercio, no bairro da Bela Vista, região central da capital paulista.
Após o colóquio, nos dias 3 e 4, o Salão Campus France, instalado no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, oferece a possibilidade de contato direto entre alunos e interessados e as instituições acadêmicas. Com a participação de mais de cem universidades dos dois países, o objetivo será promover novas oportunidades de estudar na França. Serão apresentadas diversas ofertas francesas de ensino superior; além de acordos de cooperação e programas de intercâmbio. Informações para estudantes sobre todos os procedimentos administrativos como inscrições, bolsas e vistos.
O Ateliê São Paulo, que ocorre no dia 3 de outubro, reunirá instituições de ensino francesas e brasileiras, agências de fomento à pesquisa e instâncias governamentais ligadas ao Ensino Superior, à pesquisa e à cooperação internacional para debater interesses em comum.
Após São Paulo, o evento segue para Belo Horizonte, no dia 6 de outubro, e encerra suas atividades no Rio de Janeiro, dois dias depois. A Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior é organizada pela CampusFrance e Cendotec e patrocinada pela Thales. Conta com o apoio da Aliança Francesa, Belta, Fiesp, Senai, France Guide, Empregos.com.br, FAUBAI, CAPES e da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, do Governo do Brasil e da República Francesa.
Serviço
Colóquio Formações e Profissões do Futuro
Rua Dr. Plínio Barreto, n.º 285 – Teatro Raul Cortez, sede da Fecomercio – Bela Vista – São Paulo
Data: 2 de outubro, a partir das 8h30
Inscições pelo site fmf2009@cendotec.org.br
Outras informações pelo site http://www.estudarnafranca.com.br/.

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:
Comitê de patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint-Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria: Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, TV5Monde, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, TV Brasil, SESC, SESC SP.
Realização:
Governo Federal do Brasil e República Francesa

Informações para jornalistas:
Assessoria do Ano da França no Brasil: 
Entrelinhas Comunicação
Contatos: (11) 3066-7700 e franca.br2009@entrelinhas.net
As fotos também estão disponíveis em  http://www.flickr.com/photos/francabr2009/e os vídeos, em http://www.youtube.com/francabr2009

Nenhum comentário: