estadão.com.br
O primeiro ano de gestão da presidente Dilma Rousseff atingiu índice recorde de aprovação, maior do que a avaliação do governo Lula no início de governo e inédito desde a volta das eleições diretas no Brasil. Segundo a pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal ?Folha de S.Paulo? neste domingo, 22, 59% considera a administração de Dilma boa ou ótima. Nos dois primeiros anos de gestão, Lula conseguiu a aprovação positiva de 42% e 50%, respectivamente.
A aprovação de Dilma teve um crescimento de 10 pontos percentuais. No ínicio do ano, o governo da petista era considerado ótimo ou bom por 47% dos brasileiros. Em agosto, o índice subiu para 49%.
A melhora na avaliação da presidente ocorreu principalmente entre homens e mulheres e entre todas as faixas de renda e idade. Por região, Dilma teve melhor aprovação no Norte e Centro-Oeste, onde 63% consideram a sua gestão ótima ou boa.
O levantamento aponta ainda que a presidente teve a gestão avaliada como regular por 33% e ruim ou péssima por 6%. Há seis meses, 38% dos brasileiros consideravam sua gestão regular e 10%, ruim ou péssima. A pesquisa ouviu 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro.