Maracanã

Maracanã

domingo, 1 de novembro de 2009

Coco antes de Chanel


Uma garotinha é deixada junto com a irmã num orfanato no coração da França, e todos os domingos ela espera, em vão, que o pai volte para buscá-la… Uma artista de cabaré com voz fraca que canta para uma plateia de soldados bêbados… Uma humilde costureira que conserta bainhas nos fundos de uma alfaiataria de cidade pequena… Uma cortesã jovem e magricela, a quem seu protetor, Etienne Balsan, oferece um refúgio seguro, em meio a um ambiente de decadência… Uma mulher apaixonada que sabe que nunca será a esposa de ninguém, recusando-se a casar até mesmo com Boy Capel, o homem que retribuiu seu amor… Uma rebelde que considera as convenções de sua época opressoras e prefere usar as roupas dos homens com quem se envolve… Esta é a história de Gabrielle “Coco” Chanel, que começa a vida como uma órfã teimosa, e, ao longo de uma jornada extraordinária, se torna a lendária estilista de alta-costura que personificou a mulher moderna e se tornou um símbolo atemporal de sucesso, liberdade e estilo.
Durante sua infância, Gabrielle Chanel leva uma vida pobre e difícil. Logo cedo, sua mãe morre vítima de tuberculose e a garota é deixada em um orfanato, com a promessa nunca cumprida do pai, um caixeiro viajante, de que um dia voltará para buscá-la. Sem expectativas, a jovem Gabrielle tenta sem sucesso seguir carreira de cantora de cabaret e, em seguida, como costureira, descobre sua vocação. Quando conhece o rico comerciante de tecidos Etienne Balsan, ela passa a mostrar seu talento.

Fora de qualquer padrão da sociedade, e com uma personalidade forte o suficiente para não se deixar intimidar pelas críticas, a jovem pega roupas de Balsan e as adapta para seu corpo. Conhecida nas alfaiatarias como Coco, por uma música que costumava cantar, Gabrielle surpreende o mundo da moda com trajes femininos modernos, inspirados nas roupas masculinas, sendo a primeira a criar calças compridas para mulheres e a inventar o tailleur. Depois de conhecer o milionário Arthur Capel, a pobre menina do interior da França abre sua grife Chanel e se torna uma das mulheres mais poderosas do mundo.


Dirigido pela também francesa Anne Fontaine, de A Garota de Mônaco, o filme Coco Antes de Chanel desagradou especialistas do mundo da moda por se focar mais nos romances da personagem - que sempre se disse contra romances - do que em sua vida profissional. O longa é protagonizado pela atriz Andrey Tatou, de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, e é adaptado do livro de Edmonde Charles-Roux. Também em 2009, a personagem ganhou o filme Coco Chanel e Igor Stravinsky, sobre o romance entre a estilista e o compositor russo, ainda sem previsão de estreia no Brasil.


INFORMAÇÕES

Diretor: Anne Fontaine


Elenco: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola


Nome Original: Coco avant Chanel


Ano: 2009


País: FRA


Duração: 105 minutos



 






Nenhum comentário: