Maracanã

Maracanã

terça-feira, 7 de abril de 2009

Viva España! Hoje, aniversário da minha abuela Carmen!



Ela veio para o Brasil em 1910, tinha 16 anos e veio sozinha...
Aqui se casou com o portugues Antonio Silva.
Tiveram 8 filhos, sendo o meu pai , Ulysses, o mais velho.
Fui sua primeira neta, e convivi com ela até os meus 21 anos.
Ensinou-me muito sobre a vida e sobre a Espanha.
Saudades eternas dos seus sorrisos e maneiras de ser...com ela aprendi a tomar o vinho direto no gargalo da garrafa...
Em maio, vou em Verin, na sua aldeia Razela, na província de Orense.
Estou feliz e ansiosa!
Viva a Carmencita que declamou para mim, tantas vezes, em gallego e em español...
Versos que estão presentes ainda hoje na minha memória, felizmente.
Na foto, no dia do casamento, Carmen e Antonio, no Rio de Janeiro, dos anos 20!
Cida Torneros

Nenhum comentário: