Maracanã

Maracanã

terça-feira, 24 de março de 2009

Zé Dirceu na Bahia ( reproduzido do site dele)


24/03/2009 13:24
Zé Dirceu na Bahia
Por Aparecida Torneros
Uma longa entrevista concedida...

Maria Aparecida Torneros*

"Uma longa entrevista concedida em Salvador (Bahia Notícias) marcou a passagem do ex-Ministro José Dirceu, no dia 19 de março, pela Bahia, onde foi fazer o que sempre fez, com propriedade e talento: 'política'.

No ping-pong a que se submeteu, Zé Dirceu dá as cartas discorrendo sobre a aliança partidária que sempre defendeu - PT/PMDB. Não se furta a indicar o nome da ministra Dilma Rousseff como um dos favoritos para a efetiva candidatura à Presidência da República em 2010, pelo PT. Discorre, ainda, sobre sua postura pessoal de aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal, em processo onde busca inocentar-se do crime que lhe imputam de 'chefe do mensalão' que, segundo ele, foi tema aproveitado como motivação de disputas internas dentro do Partido - o que foi mencionado até pelo presidente Lula, há dois anos, nas comemorações do aniversário do PT, coincidentemente, na capital baiana, quando o chefe da nação mencionou a atitude de alguns petistas que não defenderam seus companheiros no momento exato.

A entrevista, longa e factual, detalha pensamentos e relata atitudes diante do processo histórico-político a que o entrevistado se vê atrelado, esclarecendo pontos e questionando outros tantos. De um modo geral, é possível ler nas entrelinhas da reportagem a crescente preparação da volta por cima não, só quanto à sua projeção midiática, onde ele se declarou perseguido e injustiçado nos últimos anos, mas, e sobretudo, o renascimento da liderança incontestável, que o Zé Dirceu amadureceu a partir das suas enfáticas posições de comando ou de sua bem organizada rede de contatos políticos, aliada a uma disciplina voltada para a luta, que ele mesmo revela estar acostumado desde os tempos da ditadura militar.

Uma entrevista para ser lida, relida, guardada e conferida daqui a alguns anos, pois traz em seu bojo um verdadeiro tratado do que possa acontecer aos quadros políticos do Brasil nos próximos anos, além de esclarecimentos pertinentes sobre sua ligação com o presidente Lula, sua dedicação ao Partido, seu caminho revolucionário, de ex-guerrilheiro, combatente, figura que é "prato cheio" para o banquete midiático.

Zé Dirceu continua sendo alvo do noticiário, sem mandato, pouco importa. Na Bahia, terra do Axé, esbanjou fé no futuro. Nada mais apropriado, até porque fé na vida, para esse mineiro, paulistano por adoção, brasiliense por eleições, que já virou baiano, por crença no amanhã, e certamente deve cantarolar a música do Gil: 'andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá!"

* Maria Aparecida Torneros é jornalista e autora do livro "A Mulher Necessária".


Confira a entrevista publicada na seção Clipping do site www.zedirceu.com.br

Nenhum comentário: