terça-feira, 5 de agosto de 2014

Agosto levou a jornalista e escritora Rozane Monteiro



Há uns 3 anos, acho, um amigo me deu o livro dela, Sua Excelência,  o Canalha. Li aos poucos, eu não a conhecia, mas observei que vivia tudo intensamente e no seu texto havia urgência de expressar tudinho ou quase. Ela se foi aos 49 anos, deixando rastro luminoso, e hoje peguei o livro relendo trechos.

A moça andarilha que viveu em Praga, escreveu,  certa vez: " Cadê agosto? Falei que julho nao podia acabar? Enlouqueci."


Dedicou o livro ao muso inspirador, grande amor, erro histórico,  na sua definição



Em forma de diário,  ela fez um livro com jeito blogueiro, e uma sede de ser feliz,  uma docilidade ácida e irônica mas de tanta sincericade que sua leitura faz rir e faz sofrer.

Bem, que ela tenha  encontrado muitos anjos e não mais canalhas na partida  ou melhor, na chegada ao outro lado.

Que tenha sido recebida como uma verdadeira Excelência Humana.
Cida Torneros


Segunda-feira, 04 de Agosto de 2014
Morre a jornalista e escritora Rozane Monteiro
Da Redação

A jornalista e escritora Rozane Monteiro, 49 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (4), na Rua Machado de Assis, no Flamengo. Com problemas de saúde já há alguns anos, Rozane não suportou ter que enfrentar mais uma dolorosa sessão de tratamentos e cirurgias.

Rozane começou sua carreira como jornalista no Jornal do Brasil, de onde seguiu para o jornal O Dia e, finalmente, o Extra, onde estava atualmente fazendo reportagens sobre as eleições. Ela escreveu o livro "Sua Excelência, o canalha!" e fez reportagens memoráveis onde mergulhou em temas graves, como a situação da mulher nos países árabes.

A deputada Jandira Feghali disse, sobre a morte da jornalista: "Minhas primeiras recordações sobre Rozane são seu bom humor e a forma irreverente de lidar com o cenário político. Seu texto sempre mostrava o talento ímpar de sua figura. Mais recentemente, nos vimos durante algumas agendas aqui no Rio e pude lhe dar um abraço. Desejo força a sua família e amigos neste momento".

Amigos manifestaram pesar nas redes sociais. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio emitiu a seguinte nota: "A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro lamenta profundamente a morte da jornalista Rozane Monteiro nesta segunda-feira (04/08). Profissional dedicada, experiente e muito querida nas redações cariocas, Rozane foi editora de Política no jornal 'O Dia' e atualmente trabalhava na cobertura das eleições pelo jornal 'Extra'. O Sindicato se solidariza com a família da jornalista nesse momento difícil e se coloca à disposição para ajudar no que for necessário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário