aqui tem música, poesia, reflexões, homenagens, lembranças, imagens, saudades, paixões, palavras,muitas palavras, e entre elas, tem cada um de vocês, junto comigo... Cida Torneros
domingo, 15 de novembro de 2009
Breakfast at Tiffany's : o filme
Breakfast at Tiffany's (br: Bonequinha de luxo / pt: Boneca de luxo) é um filme estadunidense de 1961, do gênero drama, dirigido por Blake Edwards e com roteiro baseado em livro de Truman Capote.
O clássico se passa na cidade de Nova Iorque e tem cenas filmadas na famosa loja de jóias Tiffany. Apresenta Audrey Hepburn cantando Moon River, canção que faz parte da trilha sonora composta por Henry Mancini.
Sinopse
Holly Golightly é uma jovem que passou a infância numa fazenda, casou aos 14 anos, e que fugiu para Hollywood com o intuito de se tornar uma atriz. Quando ela se muda para Nova Iorque, em busca de casamento com um milionário, passa a ser bancada por um mafioso que está na cadeia, tornando-se uma garota de programa. Holly acaba se envolvendo com um jovem escritor que se tornou seu vizinho, e que é bancado pela amante rica.
É uma singela amizade entre dois vizinhos, porque ao escritor não interessa tudo aquilo que interessa a todos os outros homens que andam em redor de Holly, uma verdadeira boneca que não deixa indiferente aqueles com quem se cruza. Por isso mesmo, pelo manifesto desinteresse carnal que ele manifesta, Holly confia-lhe a sua amizade
Principais prêmios e indicações
Oscar 1962 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor trilha sonora - comédia/drama e melhor canção original (Moon River).
Indicado nas categorias de melhor atriz (Audrey Hepburn), melhor roteiro adaptado e melhor direção de arte - colorido.
Globo de Ouro 1962 (EUA)
Indicado nas categorias de melhor filme - comédia e melhor atriz de cinema - musical/comédia (Audrey Hepburn).
Grammy 1962 (EUA)
Venceu na categoria de melhor trilha sonora - cinema/TV.
Curiosidades
O orçamento de Bonequinha de luxo foi de 2,5 milhões de dólares.
Inicialmente o filme seria dirigido por John Frankenheimer e estrelado por Marilyn Monroe. Com a substituição de Marilyn por Audrey Hepburn, a atriz fez pressão para que outro diretor fosse contratado, e isso acabou acontecendo, com Blake Edwards substituindo Frankenheimer.
Alguns elementos da personagem Holly no livro de Truman Capote, como sua suposta bissexualidade, foram omitidos no filme, na intenção de tornar a personagem mais adequada para Audrey Hepburn. Além disso, diversas passagens do livro não constam no filme, como a época em que ela divide apartamento com Mag Wildwood. O personagem do escritor também foi bastante modificado do livro para o filme, sendo que, na obra escrita por Capote, ele era homossexual e não contava com suporte financeiro de nenhuma amante.
A canção Moon River foi escrita especialmente para Audrey Hepburn, considerando o fato de que a atriz não possuía treinamento para canto na época.
A Tiffany's abriu pela primeira vez em um domingo desde o século XIX, para que as filmagens dentro da loja pudessem ser realizadas.[
Na realização da cena em que a personagem de Audrey Hepburn observava as vitrines da Tiffany's, havia centenas de pessoas acompanhando as filmagens, apesar de isso não ser percebido no filme. Este fato fez com que a atriz ficasse nervosa e cometesse vários erros, obrigando-a a repetir a cena diversas vezes.
Audrey Hepburn declarou que a cena em que atirava o gato em uma rua sob forte chuva foi a cena mais detestável que já rodara em toda a sua carreira.
A atriz Kim Novak também esteve cotada para o papel de Holly Golightly, que acabou ficando com Hepburn.
O personagem Paul Varjak foi oferecido a Steve McQueen, que não pôde aceitá-lo devido ao compromisso com a série de televisão Wanted: Dead or Alive.
Audrey Hepburn recebeu um salário de 750 mil dólares por sua atuação em Bonequinha de luxo, o que a tornou o segundo maior salário pago até então a uma atriz; o primeiro era o de Elizabeth Taylor, que recebeu um milhão de dólares por Cleópatra.
Holly era cortejada por um milionário sul-americano, um brasileiro herdeiro de uma grande propriedade rural. Ela é mostrada estudando português, quando então ressalta a dificuldade de se aprender uma língua com incontável número de verbos irregulares.
Na série Gossip Girl, a personagem Blair Waldorf sonha com a cena em que Holly observa as vitrines da Tiffany's, sendo ela a própria Audrey.
Nenhum comentário:
Postar um comentário