segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Uma pequena notável, como ela requebra bem...

Ela nos encantou... Cantou a Bahia e o Brasil. Perguntou com graça "o que é que a baiana tem?". Envolveu gerações com seu gingado de ancas e olhares revirados. Mãos que gesticulavam na cadência do samba. Quando completa 100 anos, a gente pensa: como ela requebra bem...porque continua viva em nossos corações.

Cresci ouvindo os discos em 78 rotações do meu avô Antônio, com muita música da Carmen, muito balanço brasileiro, orgulho pra nós porque ela era corajosa, avançada, um metro e meio de talento e brejeirice. Soube conquistar seu espaço e se tornou internacional, sendo,então, uma garota propaganda das nossas malemolências pelo mundo afora.

Viva a Carmen que faz hoje um século veio para nos trazer alegria, e embora tivesse nascido em Portugal, foi no Brasil que ela se revelou a intérprete faceira, requebrando e cantando nossa gente, brincando com o povo, quando cantou : "disseram que eu voltei americanizada", ou fazendo blag..." garantiram que o mundo ia se acabar, por causa disso minha gente lá no morro começou a rezar, acreditei nessa conversa mole, fui tratando de me divertir, fui tratando de aproveitar, beijei a boca de quem não conhecia, até dancei um samba em traje de maiô e o tal do mundo não se acabou".

Ela encantou gerações e ainda requebra bem, para nossa feliz memória! Nos legou performances, estilo próprio, marcou gerações, foi a brasileira que mais fez sucesso no exterior com seus filmes e apresentações, em décadas, permanece insubstituível.

Carmen merece as homenagens porque divulgou não só sua arte, mas a cultura brasileira, e o carisma baiano, com suas roupas estilizadas, representativas das vestes tradicionais das baianas de pano da costa, torços na cabeça, colares e balangandans.

Devemos a ela uma reverência especial, e é preciso reinventá-la sempre, para que os novos brasileiros conheçam sua história e seu talento, percebam que desde os anos 30 ela empolgou platéias, além de solidificar-se como mito do cenário hollywoodiano.

O que é que a Carmen tem? Tem um rosário de ouro, tem, um rosário de contas sem fim, para nos encantar eternamente, enquanto nos refletirmos no seu gingado especial, do alto dos saltos altíssimos, de onde ela vislumbrou o mundo e se tornou estrela no céu dos nossos sonhos.
Aparecida Torneros

Nenhum comentário:

Postar um comentário