domingo, 8 de fevereiro de 2009

Florentino e Fermina : o amor nos tempos passados, presentes e futuros...



Os atores, no filme, Javier Bardem (Florentino Ariza) e Giovanna Mezzogiorno (Fermina Daza)protagonizam um grande e longo amor...um amor que vence o tempo, se reorganiza, se redime, se refaz e se concretiza...

Seria um amor obsessivo o que Florentino nutriu por Fermina durante sua vida inteira?

"O amor nos tempos do cólera é um romance marcante da literatura mundial. O livro de Gabriel García Márquez (o título em espanhol é "El amor en los tiempos del cólera") foi publicado em 1985. Seu autor nasceu em Magdalena em 06 de março de 1928 e é o mais importante escritor colombiano. Em 1967 publicou Cem Anos de Solidão, livro que narra a história da família Buendía de Macondo, distribuída em sete gerações. O livro tornou-se um clássico. Mas foi só em 1982 que García Márquez ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.

O amor nos tempos do cólera narra uma história passada no início do Século XIX na América Latina. É uma narrativa do amor de Florentino por Firmina que ultrapassam 53 anos quase sem nenhum contato (na realidade, 53 anos, quatro meses e 11 dias, como faz questão de contabilizar nosso narrador).

O romance nos encanta pelo pureza do amor de Florentino. Ele conhece Firmina Dazo na juventude quando ainda não tinha objetivos de vida nem esperanças de futuro. Sua vida passa a girar em torno de Firmina, mas ela tem uma personalidade forte e não aceita um rapaz tão subordinado e sem atrativos pessoais. Passamos a ler o romance esperando a solução do impasse desse relacionamento: eles ficarão juntos ou o amor irá se acabar? Na verdade, o amor é de Florentino, é ele quem passa a fazer tudo para conquistar Firmina, e mesmo após o casamento dela e o nascimento dos filhos, ainda espera que ela o aceite. A saída é esperar a morte do seu marido. E isso não demora a acontecer no livro. Mas já se passaram muitos anos e Firmina não aceita a idéia de amar. Não na sua idade. Mas Florentino não desiste e se torna seu amigo."

O amor além da idade? Além das convenções e ultrapassando o tempo.

No livro, detalhes nos levam a um mundo de competição e trabalho na América Latina dos anos antigos, mas, no filme, as imagens nos remetem a um enredo de sonhos...

Copiando outra crítica, de 2007:

" O aA Stone Village Pictures apresenta uma das mais belas histórias de amor já contadas, baseada na obra-prima atemporal do escritor ganhador do Prêmio Nobel, Gabriel García Márquez: O Amor nos Tempos do Cólera.
Estendendo-se por meio século na complexa, mágica e sensual cidade de Cartagena, na Colômbia, este épico romântico arrebatador nos traz a história de um homem que espera mais de 50 anos por aquela que é seu verdadeiro amor.
O indicado ao Oscar Javier Bardem estrela como Florentino Ariza, poeta e telegrafista que encontra o grande amor da sua vida ao ver Fermina Daza (Giovanna Mezzogiorno) na janela da casa do pai dela. Escrevendo cartas apaixonadas, aos poucos Florentino vai conquistando o coração de sua amada, mas o pai da moça (John Leguizamo) fica furioso quando descobre o romance, e jura afastá-los para sempre.
Fermina se casa com o sofisticado aristocrata Dr. Juvenal Urbino (Benjamin Bratt), que levou a ordem e cuidados médicos a Cartagena, combatendo a epidemia de cólera que misteriosamente assolou a cidade. Ele a leva embora para Paris por vários anos, e quando eles voltam a morar em Cartagena ela ainda pensa em seu primeiro amor.
E Florentino também não a esquece. Atualmente um rico proprietário de barcos, Florentino tem muitos casos, mas seu coração ainda bate por Fermina. Ele tem um coração paciente e vai esperar uma vida inteira para ter a chance de estar com ela novamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário